• fisiotrainingpt

Porque dormir pouco evita que baixe de peso?

Actualizado: 23 de oct de 2019





Ou pior, isto pode levar-me há aumentar de peso?


Estudos confirmam que dormir bem pode ajudar-te a perder peso, é errado pensar que entre mais tempo esteja acordado mais calorias vais queimar, de facto as pessoas que dormem menos durante a noite correm o risco de ganhar quilos extras, isto segundo o John M. Jakicic, director do centro de investigação de actividade física e administração de peso na universidade de Pittsburgh em estados unidos.


Isto confirma que entre menor seja o tempo que dorme a pessoa menor será a energia que vai ter, aqui as hormonas jogam um papel fundamental, se acredita que entre mais tempo estejas acordado mais vontade de comer algum snacks vais ter. Fácil de deduzir acordado passas mais tempo em vigília, o corpo vai pedir comida para conseguir aguentar as horas extras sem dormir e descansar. Também se te encontras mais cansado por dormir pouco é bastante provável que não tenhas as mesmas energias para ir treinar, ou para subir as escadas do teu prédio em vez disso vais escolher o elevador, resultado menos actividade física menos calorias vai gastar, o que acumulado pode levar-te ao sobrepeso.


As hormonas leptina e grelina conhecem? Pois elas são muito importante no momento de querer baixar de peso, já qu são reguladoras do apetite, leptina envia os sinais de saciedade quando já deves parar de comer, e a grelina ao contrario envia sinais de que tens fome e deves buscar que comer, o ideal seria manter o equilíbrio entre estas duas hormonas, a falta de sono faz com que estas duas meninas fiquem desorientadas, o que provoca diminuição da leptina e aumento da grelina, consequentemente nunca vais-te sentir satisfeito e vais querer comer mais vezes, confirma estudos da National Academy of sciences of the United States of America https://www.pnas.org/content/110/14/5695.short.


Também o descanso é muito importante a nível muscular, se tens como objectivo ganhar massa muscular, não te deves focar só no consumo da proteína, mas também no descanso, é o que vai permitir uma melhor regeneração das fibras musculares.


Agora quantas horas são recomendadas para dormir, bem mais do que a quantidade, devemos falar da qualidade do mesmo, se passas 7h a dormir mas é um sono inquieto e acordas muitas vezes durante a noite, não estas a descansar como devias, por isso o melhor seria dormir mínimo umas 6h mas com qualidade, é muito difícil manter um estilo de vida activo com o trabalho e treino, se não estas a descansar o necessário.


E tu quantas horas normalmente dormes?

#dormir #descanso #baixardepeso #leptina #gerlina #hormonas #dormirmal #musculos #perdidadegordura #aumentardepeso #alimentaçãosaudavel

3 vistas

©2019 by FisioTraining.pt Emmanuel Regalado.