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Entorse que devemos fazer?



Conheces o método R.I.C.E? estas siglas significam em Ingles (Rest, Ice, Compression, Elevation) vamos ver então seria Repouso Gelo Compressão e Elevação…


A muitos anos no inicio dos meus estudos tínhamos que conhecer este procedimento obrigatoriamente, porque era o primeiro que devíamos fazer quando uma pessoa tinha uma entorse, sendo a mais comum a do tornozelo, mas com o passar dos anos vão sendo inovadas as técnicas, algumas são melhoradas outras ficam inutilizáveis.



No artigo http://www.drmirkin.com/fitness/why-ice-delays-recovery.html encontrámos informação importante, onde em resumo vemos como a técnica RICE não tem os benefícios que inicialmente pensava-se,

deixar o membro a descansar imobilizado com gelo, pode ate atrasar a sua recuperação ao invés de ajudar.


Quando existe a danificação dos tecidos através de uma lesão, o nosso corpo utiliza a sua imunidade, os mesmos mecanismos biológicos usados ​​para matar germes. Isso é o processo chamado de inflamação. Quando os germes entram no teu corpo, o teu sistema imunológico envia células e proteínas para a área infectada combater estes germes. Quando músculos e outros tecidos são danificados, o teu sistema imunológico envia as mesmas células inflamatórias ao tecido danificado para promover a cura. A resposta à infecção e aos danos nos tecidos é a mesma. As células inflamatórias correm para o tecido lesionado para iniciar o processo de cicatrização (Jornal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, Vol. 7, No 5, 1999). As células inflamatórias chamadas macrófagos liberam um hormônio chamado factor de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) nos tecidos danificados, o que ajuda a curar músculos e outras partes lesadas. No entanto, a aplicação de gelo pode reduzir este processo.



Quando aplicamos gelo o mesmo causa na zona uma vaso-constrição, que não é mais que a diminuição do fluxo sanguíneo, certo que pode ajudar a diminuir a dor, mas sendo colocado por um tempo muito prolongado podemos estar a evitar que o processo natural que o nosso corpo tem para se curar não aconteça.



Não quero aqui criar controvérsia do que pode ser melhor ou pior, mas cada vez mais existem estudos que o comprovam, o gelo não é de tudo mau, sempre que seja utilizado nas primeiras 24h após a lesão e por um tempo máximo de 10 min cada aplicação, claro que cada corpo e cada avaliação deve ser feita de forma personalizada e baixo a supervisão de um profissional, mas se tiveste recentemente alguma entorse podes fazer 10 min de gelo e depende da dor ir mexendo, não imobilizes o pé, caminha mesmo que seja a mancar um pouco, se não consegues caminhar, então sentado com o pé pousado podes fazer pequenas mobilizações tu mesmo, não deixes de mexer o pé, a não ser que tanto a dor como a instabilidade do tornozelo sejam muito fortes. Nestes casos o melhor será consultar um especialista para realizar os testes e analises pertinentes.


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