• fisiotrainingpt

Como realizar o auto exame de mama?


Primeiro devemos começar por tentar perceber que é o cancro de mama, o nosso corpo tem a capacidade através de um processo que chamasse regeneração celular, onde células mortas são substituídas por novas, só que com o passar do tempo o nosso corpo vai perdendo essa capacidade. Quando as células mamárias normais envelhecem ou são danificadas, morrem naturalmente. Quando as células perdem este mecanismo de controlo e sofrem alterações no seu genoma (DNA), tornam-se células de cancro, que não morrem quando envelhecem ou se danificam, e produzem novas células que não são necessárias de forma descontrolada, resultando na formação de um cancro.


Existem os tumores benignos, aqueles que só crescem numa parte do corpo e não procuram espelhar-se para outras partes do mesmo, já os tumores malignos crescem ao redor do tecido mamário e tenta espalhar-se pelo corpo todo.


É por isto que é muito importante o seu diagnóstico precoce, é fundamental na medida em que o mesmo aumenta a probabilidade do tratamento ser mais eficaz e, em consequência, possibilitar um melhor prognóstico da doença. Para além de diminuir a mortalidade, o diagnóstico precoce poderá nalguns casos evitar cirurgias mutilantes como a mastectomia radical e o uso de quimioterapia, sempre é importante consultar com um especialista.


Para a detecção precoce do cancro da mama, é geralmente recomendado que:

- A partir de uma determinada idade, que deve estar entre os 40 e os 50 anos, as mulheres devem fazer uma mamografia anual ou em cada dois anos; Não há consenso quanto à idade recomendada para início nem quanto à periocidade, esse marco deve ser decidido caso a caso com o seu médico.

A mamografia permite visualizar nódulos na mama, antes que este possa ser sentido ou palpado pela mulher, bem como eventuais microcalcificações. Com base no resultado da mamografia, o médico, pode pedir que a mesma seja repetida e se necessário solicitar uma biopsia mamária.

Para além da mamografia, as medidas de detecção precoce da doença incluem ainda o auto-exame da mama e o exame clínico da mama efectuado pelo seu médico.


O auto-exame da mama deve ser feito uma vez por mês, sendo a melhor altura a semana a seguir ao período menstrual. A mulher deverá ter em linha de conta que as mamas não são iguais e que podem surgir alterações devido a diversos factores, como é o caso a idade, a toma de pílulas anticoncepcionais, os ciclos menstruais, a gravidez ou a menopausa.

Se no seu auto-exame a mulher detectar algo pouco usual, deve sempre entrar em contacto com o médico logo que possível.



A seguir deixamos-te um vídeo no nosso canal de youtube de como podes realizar este auto exame, qualquer dúvida deixa-nos comentários!


Lembra-te toca-te antes de que te toca-te.

13 vistas

©2019 by FisioTraining.pt Emmanuel Regalado.