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Agachamentos fazem bem o prejudicam o meu joelho?





De acordo com as com as orientações da NSCA (National Strength and Conditioning Association) fez uma revisão da literatura sobre os riscos do agachamento. A conclusão mostrou que não existem riscos significativos para o joelho. Na realidade, o exercício foi percebido como uma actividade preventiva para lesões do mesmo. Sempre e quando o mesmo seja feito correctamente e com acompanhamento adequado.



Quem apresenta medos para realizar este movimento com certeza já passou por alguma lesão ou apresenta alguma patologia, outras teorias dizem que a carga e pressão de agachar afectam o joelho em demasia, levando à ruptura ou afrouxamento dos ligamentos. Alguns também temem que agachar gere desgaste das cartilagens do joelho, ERRADO o estudo mostra que o movimento desde que seja bem realizado e com atenção aos ângulos. Não é para te fazer sofrer que o teu coach pede sempre “ Quebra a paralela no agachamento”.


Esta demostrado em vários estudos que por baixo dos 90º o nosso agachamento é muito mais seguro, onde na realidade, a maior pressão exercida foi observada aos 90º de flexão sobre a rotula. Conforme a pessoa flexiona mais o joelho, a carga e a pressão são melhores distribuídos pelos membros inferiores. Assim, o stresse sobre a rótula diminui, junto das probabilidades de lesão, dores e problemas de joelho.


E tu perguntas “a minha mobilidade não me permite fazer agachamento por baixo dos 90º, deixo de fazer? “

Claro que não, desde que seja em ângulos menores ou maiores que 90º. O ideal é realizar uma fase preparatória em que se trabalhe fortalecimento de quadríceps e glúteo, assim como na mobilidade do quadril e do tornozelo.


DICA: Mantem sempre os Joelhos alinhados, evitando fecha-los.


Da uma vista de olhos a estas dicas super fáceis de como realizar um agachamento.

Tienes aqui disponible un video super facil de como realizar una sentadilla.


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©2019 by FisioTraining.pt Emmanuel Regalado.